quinta-feira, 2 de junho de 2011

Prezado senhor cliente...



Atire  primeira pedra aquele designer que nunca teve um cliente sem noção que queria 45 cores na sua logo ou que pediu pra você colocar no mesmo cartaz uma foto da cidade, com uma bandeira de outro país, um cachorro no fundo e uma criança jogando futebol porque sua empresa era de artigos esportivos...
Se você nunca passou por isso, prepare-se, uma hora ou outra surge um iluminado desses na sua vida.
Um dia desses um cliente me enviou uma foto torta tirada de um livro com câmera de celular num lugar escuro e pediu com urgência pra eu enviar uma banner de 3m x5m pra ele até o fim da tarde...e era 17h!
Como assim? Designer não é mágico, só porque eu trato a sua foto e você fica, digamos apresentável, não quer dizer que fazemos milagres...
E aquele famoso papo de cliente "Ah! o filho do meu vizinho que sabe mexer no Corel me disse que uma elipse com degradê cairia muito melhor nessa logo..."
Ah, ok. tudo bem! Desculpe-me, ele tem razão, os quatro anos de graduação que passei na Universidade eram só pra eu pagar meia entrada no cinema... ^^
E gráfica que cobra milhões pra fechar um editorial em cima de um template?Não, pior é quando você leva um arquivo pdf e eles te perguntam, "Não tem em Corel, não?"  Nãããããããão! Não tem em Corel...
O mundo tá cheio de cliente que não sabe o que quer, e se damos opção, têm a impressionante capacidade de escolher a pior...
Por isso é importante sempre fazermos um contrato, prevendo número de alterações, prazo mínimo para entrega e fazer o prezado senhor cliente entender que a imagem dele no mercado vai ficar do jeito que ELE quiser que nós façamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário