domingo, 3 de julho de 2011

O que aconteceu com a música nacional?



Beleza, não é de agora que todo mundo fica se perguntando o que tá acontecendo com a música brasileira...qual a grande harmonia criada nos últimos 10 anos que fez você ouvir e dizer: "meus netos ouvirão isso!" ?
Se sua resposta foi Harmonia do Samba, parceiro, tem muita coisa errada por aí!
Ontem eu andando pela Doca com a minha mania de esclerosado de ficar cantando o que tô ouvindo no MP3 player... ouvia Tom Jobim, encontrei um amigo músico que me perguntou o que eu tava cantado, quando eu disse o que era ele me olhou e disse: "Credo cara, não tem nada mais velho pra ouvir não? Essas músicas sem graça!"
Eu perguntei o que ele andava tocando na banda dele e ele me disse que era sertaNojo UniversiOtário porque tava dando dinheiro.
Ok, música agora é só fonte de renda? Feeling é coisa de fraco, é isso?

Modinha ditando o que rola no palco só faz cada vez mais com que as casas de show de Belém se limitem a um público sem opção, ou pior, com duas opções: ouvir essas porcarias músicas sertanejas universitárias ou banda cover de Rihana rock gringo, com mil músicos que nunca nem ouviram falar e se bobear não suportam ovir MPB...
O que tá acontecendo é que enquanto a mídia enaltece o vesgo viado Luan Santana por aí a galera tá achando que alta qualidade é isso: quatro acordes acordes, uma sanfona e uma novela de roça...
Minha sobrinha trouxe da escola uma letra do Victor e Léo que pra mim é tudo Luan Santana pra fazer análise de texto...
Quer dizer que agora sertanejo universitário é literatura referencial?

Sou da época que se analisava Caetano Veloso e as divinas tetas da vaca profana...sou de uma geração que estudava o exemplo daquelas mulheres de Atenas e Chico Buarque hoje nem sequer é citado dentro das salas de aula...
O que tá acontecendo com a música nacional? Eu sinceramente não sei, mas tô fazendo a minha parte pra ela não morrer...
E toda vez que eu subir no palco, podem ter certeza de que pelo menos metade do meu set list será cantado em português, porque rock não é só internacional e MPB é muito mais cultura do que um monte de garoto de prédio usando chapéu de couro, bota e cinto de fivelão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário